O Desporto na Formação da Personalidade

O Desporto na Formação da Personalidade

O que pode a prática desportiva oferecer aos nossos filhos? Uma vida inteira.

Os benefícios do desporto vão muito além do já conhecido impacto benéfico na saúde física e emocional. A prática de exercício pode frazer a diferença na escolha de um caminho de vida.

Recordo-me de ver uma reportagem na TV que me impressionou particularmente:  um ginásio onde “meninos de rua” eram acolhidos e ensinado a praticar boxe. Ao contrário do que se possa pensar, uma iniciativa deste género pode levar a uma diminuição da criminalidade e violência nas ruas. Longe vai o tempo em que os desportos de combate eram equivocadamente encarados como um meio de incutir uma atitude violenta nos jovens. Hoje, está estudado e amplamente divulgado que este tipo de atividade surtirá o efeito contrário, contribuindo para uma melhor gestão das emoções e promoçãoda disciplina.

Mas esta realidade não se aplica apenas aos desportos de combate. Qualquer desporto contribui de forma mais ou menos acentuada para o bem estar físico e psicológico, a gestão correta das emoções, o sentido de disciplina e de socialização, o aumento da autoestima e até uma melhoria nos resultados escolares. Depois, cada um dos desportos acarreta uma série de outros benefícios que lhe são inerentes.

No entanto, importa realçar que, tal como no meio escolar, para que a criança ou jovem colha todos os benefícios da atividade desportiva, deve existir um trabalho conjunto dos treinadores e dos pais no sentido de orientar corretamente as emoções do atleta. Uma pressão exagerada na busca de resultados desportivos ou o descontrolo emocional que muitas vezes se nota nas bancadas, em especial nos desportos de equipa, podem fazer com que a prática desportiva não surta os efeitos desejados.

O Futebol Clube de Alverca prima pelo zelo da saúde física e emocional dos seus atletas e pretende contribuir para trazer jovens das ruas para o clube, oferecendo-lhes um segundo lar onde se possam formar e servir de forma exemplar uma sociedade cada vez mais exigente.

 

Lara Barradas

Leave a Reply