O Sensei de Karaté do FC A lverca, António Quaresma, em entrevista à Alverca TV, abordou a experiência de ter organizado a competição do Regional da FNKP, que decorreu no dia 26 de outubro.
Perguntado sobre o significado de ter organizado esta competição, o Sensei Quaresma afirma: “É importante para o Futebol Clube de Alverca, e também para a secção de Karaté, organizar competições de grande dimensão. De modo a mostrar que nos preocupamos com a retribuição de tudo aquilo que recebemos em termos de Karaté. Não nos limitamos a treinar Karaté e não nos limitamos a competir Karaté, também retribuímos para toda a comunidade karateca. Organizar competições torna-se uma forma de retribuir.”
O Sensei Quaresma ainda falou dos passos importantes para o planeamento de uma competição: “Todas as organizações têm três fases: as tarefas que têm de ser feitas antes do evento em si; as tarefas que têm de ser desenvolvidas durante o evento; e as tarefas que têm de ser feitas depois do evento terminar.”
Ainda frisou a estratégia para os planos do evento saírem como o esperado: “É preciso que a preparação seja rigorosa, no sentido de nos precavermos de tudo aquilo que é necessário, seja na entrega de medalhas, distribuir refeições, na montagem de toda a logística, e no contacto às instituições necessárias. É importante haver alguém sempre a coordenar as equipas consoante as suas tarefas, só assim é que as coisas correm como o esperado.”
Nos dias 16 e 17 de novembro, os karatecas do FC Alverca participaram na Competição Nacional da FNKP. Questionado sobre a diferença de preparar uma competição Regional da Federação, relativamente a uma competição Nacional da Federação, O Sensei Quaresma refere: “A diferença é que um Nacional tem um nível de competição mais exigente, visto que se encontram os melhores de todas as regiões. As expectativas dos atletas nestas competições são diferentes, no que toca à gestão dessa ansiedade extra, sabendo que é um nível competitivo diferente, os atletas tentam jogar essa ansiedade a favor deles.”
O Sensei Quaresma concluiu ao comentar as suas expetativas para futuras competições:
“Esta competição que se passou não foi das primeiras que organizámos, mas tivemos muitos atletas a competir pela primeira vez em competições desta exigência, como tal a dinâmica ainda é muito experimental, sobretudo na reação dos atletas perante estas competições com regras diferentes, e com um ambiente mais ou menos hostil. Por outro lado, temos atletas com mais experiência face a este tipo de competições, tendo objetivos maiores, usando essa expetativa e essa energia extra para melhorarem nos treinos”.
Entrevista de André Neves