HÓQUEI EM PATINS

A Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Alverca, foi criada no ano de 1974 sendo inscrita na A.P. de Lisboa em 1975. Utilizando como local de treino e jogos, o ringue existente junto ao campo de futebol e ao Ginásio Sede, até ao ano de 1992.

Nesse período de 18 anos, por lá passaram muitos miúdos que ali aprenderam a dar as primeiras tacadastendo alguns alcançado grande qualidade que lhes permitiu serem transferidos para clubes de primeira nomeada do hóquei nacional e integrarem mesmo as Seleções Nacionais.

Foi também nesse local que se realizaram as primeiras cinco edições do Torneio Internacional. A partir do ano de 1992 com a construção do Pavilhão Municipal de Alverca, e com a utilização deste por parte do Hóquei em Patins, verificou-se uma significativa evolução da modalidade, quer em quantidade quer na qualidade dos praticantes.

O Pavilhão do Futebol Clube de Alverca em 2016 termina e inaugura obra de requalificação que permitiu expandir o seu espaço disponivel para a formação, com a construção de uma 2ª pista de 270m2, permitido a melhoria significativa para o desenvolvimento da formação que chegou a ser o 2º clube com mais atletas federados em Hóquei em Patins. As novas condições de requalificação do pavilhão permitiram criar condições para serem realizados jogos da 1ª divisão e competições europeias.

Atualmente o Clube trabalha para recuperar o impacto negativo provocado pela pandemia, apostando recentemente numa renovação de quadros técnicos e aposta nos escalões de iniciação.

Dados Históricos

A partir do ano de 1992 com a construção do Pavilhão Municipal de Alverca, e com a utilização deste por parte do Hóquei verificou-se uma significativa evolução da modalidade, quer em quantidade quer na qualidade dos praticantes.

Em 2002. Foi inaugurado o Pavilhão do Futebol Clube de Alverca, permitindo assim ao Clube ter “casa própria” para a modalidade.

Em 2016 o Pavilhão sofreu uma grande restruturação com a construção de um 2º rinque, dedicado especialmente para a formação, renovação de equipamentos e sistema de iluminação. Atualmente estão a ser executados outos melhoramentos previstos estarem concluídos até ao final de 2020.

Nos últimos anos, reflexo duma clara aposta feita pelo Clube na formação de jovens atletas e definição de uma nova estratégia desportiva, o Hóquei do F.C.A. mantém-se no topo da tabela entre o Clubes com mais Atletas Federados a nível Nacional, preenchendo os seus escalões de formação e competindo habitualmente em todos os escalões de competição, de forma a relançar a Modalidade para patamares mais elevados, totalizando assim um universo de cerca de 130 atletas em todos os escalões a praticarem Hóquei em Patins em Alverca, conseguindo feitos que já remontavam à décadas atrás.

Como exemplos destacam-se o apuramento dos Sub 20 em 2017/2018 para o Campeonato Nacional, disputando a Final a Oito Nacional, em 2018/2019 com o apuramento da Equipa de Sub 13 ao Campeonato Nacional e ainda nesta última época com a tão desejada subida da Equipa de Seniores à 2º Divisão.

O Clube continua a seguir as suas linhas orientadoras para o projeto do Hóquei em Patins, com os objetivos de cada vez mais ser uma referência na formação da modalidade e apresentar as suas Equipas nos patamares mais altos das competições, alinhados sempre com os princípios de Ética Desportiva.

Na história da Modalidade no F.C.A., não nos podemos deixar de fazer destaque a atletas como o Valter Neves ou Sérgio Silva, referências no Hóquei Mundial que foram formados no Futebol Clube Alverca, o que justifica a grande aposta forte que o Clube atualmente faz na formação de jovens atletas.

Galeria Imagens - Hóquei em Patins